sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO = PURITANISMO?

"O mestre (professor), antes de ser temido e respeitado, precisa ser amado por seus alunos!" (Dom Bosco)

Quando eu estava no Ensino Fundamental e Médio vivia em intensos conflitos: ESTUDAR vs. SER LEGAL. Sempre tirei boas notas até o Ensino Superior (inclusive na pós-graduação). "Estudar" era suar frio, perguntar, encher o saco de todos professores, fossem quem fossem. Já o "ser legal" não era concordar com as barbáries adolescentes que vivi, mas estar lá com meus amigos e amigas, apreciar/depreciar as coisas e tirar proveito do que me era pertinente. (tá bom, eu era um "safadjenho" também-rsrsrs!!)

O que ficava no meio desses dois pilares de conflito? OS PROFESSORES!! E olha a ironia: EU ME TORNEI UM PROFESSOR não só de línguas como de música também. Sabem qual a minha maior preocupação? PERDER MEUS ALUNOS, seja para o McDonald's, seja para o mundo do crime (drogas e armas, principalmente). O que parece, todavia, é que MUITOS professores (ou mesmo instituições inteiras) estão "pouco se fudendo" para os alunos.

Essa afirmação "boca suja" se explica no enfoque insistente e medievalesco no objeto, ou seja, NOS MÉTODOS de ensino. Se você se formou no século XXI deve saber que as abordagens de hoje são enfocadas nos sujeitos, isto é, NOS ALUNOS!! Mesmo assim, muitas escolas, em sua maioria particulares, apostam em métodos inovadores, capazes de salvar a pátria do analfabetismo funcional. É lindo demais isso!! Já na pública é o inverso: além de ninguém ter método nenhum, muitos colegas (fdp's) não vão trabalhar, preferindo viver de abonos e licenças, tirando o emprego de pessoas como eu que querem trabalhar e crescer na área da educação. O traço em comum: em ambas as repartições de ensino quem se estrepa é o aluno.

Numa instituição particular (já lecionei em algumas) REZA-SE o método aos professores e quem não cumpri-lo, além de não ser reconhecido profissionalmente, corre o risco de ser demitido. Quer coisa pior? Ok! Há ainda o celibato do professor: você é professor 24h. Tem que agir como professor, falar e escrever como professor... Eu me pergunto: como um professor transa? Ou como um professor ingere bebidas alcoólicas? Não me ensinaram nada disso na faculdade... Deve ser culpa da NOVA FORMAÇÃO, que muitas pessoas insistem que são incompletas e que não formam profissionais competentes.

Já nas públicas (que também já lecionei), sua vida particular está mais distante dos olhares da comunidade escolar, uma vez que os responsáveis, ou são pessoas mais simples e sem advogados, ou são marginais como os filhos. Você corre risco de morrer lá? Claro que sim!! Tanto quanto num shopping center, no meio de playboys e patricinhas, advindos de uma vagina como os marginais!! (até onde eu sei somente UM nasceu do Espírito Santo e muitos ainda questionam isso também... Os demais vieram de ovos ou de brotamentos, mas Biologia não é minha área...)

Existem dois tipos de professor competente: o que os pais e velhos (de espírito) acham e os que realmente portam a competência para ensinar. O primeiro tipo é aquele que se impõe de uma maneira ridiculamente excessiva, aos berros e ameaças... A sala dele fica quietinha... Porém, os alunos são uns cagões de merda que não sabem porra nenhuma além do que lhes é mecanicamente ensinado. O saber deles é fruto de uma robotização de ensino e se algo sai do padrão há pânico total. Mas estes são adorados como avatares da educação!!

Enquadro-me, todavia, num segundo tipo de professor: sem experiência, ingênuo e sem ética (ironia geral aqui, ok?) que zoa e tenta puxar os alunos pro lado do conhecimento de qualquer maneira, tentando, desesperadamente, fazê-los enxergar que a escola não é uma casa de tortura ou a Mansão Hewitt (refiro-me ao filme, seus babacas!-rsrs!!). Para atrair alunos precisamos falar a língua deles, pois a rua e o tráfico ensinam de maneira mais clara e fácil. Entretanto, há senhoras e senhores da educação que insistem em não conhecer o que eles conhecem e ficam "atrás da mesa com o cu na mão"  (RUSSO, Renato. Faroeste Caboclo) masturbando métodos inovadores. "Ah! Eu nunca ouvi falar nesse termo", "Eu fiquei assustada com o que ouvi". Atualizar-se é importante, viu? Internet é interação e não perda de tempo, como alguns "fubás acadêmicos" afirmam com toda convicção.

Geralmente, quem faz estágio em faculdade, não viveu, de fato, o que é uma escola problemática de verdade. Já entrei em salas de aula com dois caras querendo se bater com pedaço de pau. Na outra, um aluno havia manchado a parede do banheiro de fezes... Nada mais me assuta!! Agora, isso soa um ultraje aos puritanos da educação que desacrrrrrrrrrrrrrreditam das ações de certos alunos. Muito fácil trabalhar e diagnosticar alunos em minoria, em salas reduzidas ou num número ideal e, em sua grande maioria, a fim de estudar (ainda mais porque são pressionados a fazer isso...) Qual foi a indignação da minha professora de Didática e Metodologia da faculdade quando leu meus relatórios na escola pública!! Concordo plenamente que há desrespeito dos alunos para com os professores e, por vezes, com a sociedade, mas rejeitá-los sem tentar educá-los em seu próprio mundo está longe de ser a solução!! Acorda Brasil!! Puta merda!

Expliquem-me, ó doutores sem doutorado, que regem os métodos parnasianos de ensino: já trabalhastes no Malebolge do Inferno? Já perdestes alunos para o tráfico? Trabalhastes o vosso melhor sem seres reconhecidos pelos que lhes são mais altos (se é que na concepção de vocês existe isso)? Reconhecimento= salário mais elevado por estar SEMPRE de licença e SEM VONTADE DE TRABALHAR? Expliquem-me, por fim, se conseguis viver 24h como um "ser de exemplos sociais", modelo de conduta a tudo e a todos? Se conseguires, por favor, façam um filho comigo, ó Tágides e ninfetas do conhecimento!!

Por fim, o puritanismo (aliás, falso moralismo) que vemos em muitas insituições de ensino só serviu para afastar alunos e fazê-los pegar raiva de regras que não eram para existir. Enquanto se viver em função de ideologia e métodos, o nosso IDEB vai estar sempre nos dois pontinhos abaixo da média ideal!! Que tal nos aproximarmos dos alunos COMO GENTE e não como PLANTINHAS, hein meus caros sapos parnasianos? Deixe as plantinhas para a porra do Consumo Sustentável!! Este bombardeio foi destinado a TODOS os professores que passaram em minha vida e que de algum modo me fizeram refletir nos meus atos de ensino: uns como exemplo a ser seguido, como os do Ensino Fundamental e Médio e, claro, do cursinho e da faculdade; outros, como estimulantes em mostrar o meu dedo médio em todos os shows de rock que eu fizer. Sou professor e rockeiro!! Nada do que digam vai mudar isso!! Vivemos num país livre e eu tenho identidades sociais, sobre as quais escrevi aqui neste blog (vá lê-la agora!!). E VÃO SE ATUALIZAR SOBRE O MUNDO, CARALHO!!

OBS: os palavrões deste texto foram totalmente propositais, a fim de causar desconforto em algum falso moralista que venha a lê-lo!!

8 comentários:

  1. Nossa, sem dúvida alguma um ótimo texto. Eu tive a oportunidade de provar quão interessante e facinante ter aula com tal Lord. kkkkk. Ignóbil aqueles que se conhecimento algum criticam os novsos e adimiráveis métodos, continue assim André, aqui vc não é professor.. kkkkkk' vamo toma uma breja ?kkk abração

    ResponderExcluir
  2. ae andré,vim parabeniza vc pelo texto e tbm por expressar a sua opiniao durante a aula,concretizando ela em um aprendizado divertido,de boa qualidade e no qual nós alunos,podemos ajudar o professor a fazer a aula =D

    e vc disse uma verdade,muitos professores nao aceitam que o aluno faça a aula tambem,esses deviam ser vistos como viloes da educaçao mesmo,pq o pessoal só sabe criticar o governo ( em razao,80% da culpa do atual estado da educaçao publica é dele),mas os outros 20%,que podem mudar tudo,estao nas maos dos professores e dos alunos!

    abraçao xD,valew pelas aulas tbm e parabens \o

    ResponderExcluir
  3. André, você é o pior professor que existe...Você só zua num ensina!rsrs Zuera

    Galera, na boa, eu concordo com o André e deixo meu comentário com relação ao texto...
    Muitos de nós,estudantes, adoramos varzea na sala de aula, adoramos conversar, adoramos fazer "merda".
    Professores como André, os que zoa e deixa a gente zuar :P , é aqueles que mais fazem a gente aprender.Fala sério...Quem gosta da aula chata de química, biologia, MALDITA matemática?rsrs
    Na 7ª série tive aula com ele, no último dia ele me disse: "Iago, nunca deixe de zuar na escola". Gente, isso algo raro ouvir de um professor...
    Com esse tipo de professor é que a gente aprende. Aula chata, com a mesma mesmice, e blá blá, não resolve nada! Agora se chega na sala o professor zoa, ri, se interagem é outra coisa... O cara ensina zuando, e a gente aprende!
    É os professores conhecidos pelos pais como incompetente,que só conversa, que faz nada na sala, e ensina seu filho ouvir rock n' roll e fala de muié(André.rsrs) na sala, literalmente eles são os CARAS!

    André, hoje terminei de estuda, parece que foi ano passado que você me deu aula...Hoje estou ai quase fazendo uma facul. Será que se não tivéssemos zuado e você aconselhado a gente zuando eu teria vontade de ser alguém na vida? Devemos dar o méritos pros nossos professores sim, apesar que tem uns....rsrs As vezes os professores mais criticados, sãos os que se preocupa com a gente mesmo zuando em sala de aula


    At. Iago Lima( Mais um sobrevivente da tortura da escola pública do estado de SP.rsrs)

    ResponderExcluir
  4. É Dé, acho que os meninos já disseram TUTO, mas eu tinha que passar por aqui pra dizer que concordo plenamente com as suas palavras (e,convenhamos, os palavrões couberam muito bem ao assunto e ao contexto) e acho que é isso aí mesmo: somos livres pra dar nossa opnião, ainda mais quando ela é tão e somente baseada na verdade.
    Ótimo trabalho baby *---*

    ResponderExcluir
  5. Olha, é realmente um excelente texto e abordou muita coisa que eu pensava de uma maneira bem trash. Hahahaha.
    Você tem razão. Estudo no ensino médio de escola pública e com a vinda das apostilas, os professores se acomodaram já que não precisam pré-planejar o conteúdo das aulas. Apenas atacam as apostilas para a gente decifra-las, as vezes sem explicação alguma, na maioria das vezes tendo nosso alicerce como o Google. Daí vai um copiando a apostila do outro, e ninguém aprende NADA!
    Parece que os professores tem medo de penetrar a fundo no nosso mundo. Tem medo de se preocupar com a gente. Afinal, o que é ser professor se não acreditar num futuro promissor? É só lecionar porque VOCÊ gosta de matéria? Tá errado essa educação... O Brasil é uma desgraça em muitas coisas.
    Parabéns pelo texto e adorei os palavriados chulos HAUAHAUAHAUA, ficaram ótimos e vieram nos momentos certos.
    E parabéns, também, por não fazer parte desses professores de merda e ser um mestre de verdade. ^^

    ResponderExcluir
  6. ^
    ^
    ^

    disse tudo 0o

    malditas apostilinhas!
    Alguns professores tambem nao aceitam que o aluno opine nem que ele esteja mais atualizado que o próprio professor,ai eles apelam e cruzam os braços!

    é um dos motivos pelo qual o Brasil tá essa porra UUAHAUHAUAHAU

    ResponderExcluir
  7. Vejo que vcs anseiam por uma educação de qualidade!! Realmente prezo mto por um país LIVRE de fdp's!! Agradeço a todos que comentaram até agora!! Vamo bomba isso daki!! Bjsss e abraços a todos vcs!!

    ResponderExcluir
  8. Olá André tudo bem?
    adorei seu blog achei bem interessante um dos assuntos que ninguém fala da educação.
    é até dificil falar desse assunto, pois muitos acham que a educação não tem mais jeito e reclamam até do salário.
    Mas acho que deveria mortivar mais os alunos e os professore e dar mais material escolar nas redes publicas, pq se continuar assim a educação nunca vai chegar na onde o Governo que e muitos aulos não vão querer ir mais na escola e desisterá!!
    Parabéns mesmo!!
    Bjs
    Luana

    ResponderExcluir