sábado, 1 de janeiro de 2011

2011... Feliz... TÁ BOM!!

Desejar um ano feliz e perfeito é o que todos os seres humanos fazem nesta época do ano. Amigos e inimigos esquecem suas diferenças e "dão uma chance à paz" como diria John Lennon... Hoje, 01/01/2011, toma posse a primeira presidentA do nosso país, Dilma Rousseff. O que há de excepcional nisso? Este metaleiro se emocionou com a wave of love de fim de ano.

Fazendo um balanço geral deste ano que se passou, vejo que muitos conceitos, sobre os quais falarei aqui transformaram-se radicalmente... Uns para melhor, outros para pior... A política, com certeza, foi o conceito que mais pensei e repensei em 2010. Não discutirei, todavia, se melhorou ou piorou por uma razão simples: EU NÃO SEI AINDA...

Praguejar contra políticos é a medida mais clichê de um brasileiro (e acho, talvez, que em qualquer canto do mundo). Ainda mais para um cara como eu que levanta a bandeira do Rock, estilo musical no qual são estigmatizadas, de um modo geral, todas as formas de poder. Mas como fica o "fazer" de um rockeiro sem a então chamada "liberdade de expressão"?

Vemos que este país já passou por épocas em que o termo "liberdade" ficou sendo por décadas encarada como um sonho distante. Hoje vi a posse de Dilma e me emocionei. Não é somente a democracia de uma eleição e a tão almejada liberdade que me deixa estupefato, como também o fato de Dilma representar as conquistas da população feminina na Terra de Santa Cruz aqui!!

Entretanto, a política não é o principal foco deste texto, mas sim o ano que se inicia, tendo em vista o ano que se passou. Desejar é uma coisa. Realizar é outra. Manter velhos hábitos, junto a crenças e convicções ultrapassadas, ao meu ver, leva qualquer ser humano para trás. Refiro-me a atitudes caxias de muitas instituições de ensino; aos (eternamente) terroristas do Oriente Médio, que nem no fim do ano deixam de promover atentados; aos valores preconizados como "certos e imutáveis" (físicos e psicológicos): "essa postura é correta, aquela não é." ou "este tipo de pessoa é o PERFIL IDEAL!". Século XXI iniciando sua segunda década!! Câmbio!!

O Brasil se projetou no mundo em muitos aspectos (economia, cultura, intervenções de paz). E nós? Povo brasileiro? Somos (ou estamos) felizes com tudo isso? Aliás, sabemos de como o nosso país se transformou na última década? Ou será que as festas nos afastaram de conhecer nossa realidade? Esse ano tivemos Copa do Mundo, evento que os alguns povos do mundo se unem em torno do futebol. Fraterno isso!! Sério mesmo!! O que acontece é que muitos brasileiros mantiveram seus hábitos (de anos bem anteriores a 2010) de prestar atenção somente no futebol e esquecer o que se passa aqui, EM NOSSA CASA chamada Brasil.

As escolas fizeram a Geografia e a História dos países da Copa. Os professores de línguas (meu caso) se enfocaram na cultura e contribuição linguística entre os países da Copa. A Pré-Escola fez bandeiras dos países da COPA. Meu texto está redundante? Óbvio que sim. Bem como o assunto COPA DO MUNDO esteve durante meses (se contarmos a expectativa criada nos meses que a antecederam).

Fomos felizes com Copa do Mundo e eleições? Em muito sim. Mas tivemos nossos "nãos". NÃO trouxemos, por exemplo, o hexacampeonato para casa, mas a Espanha, país que NUNCA ganhou uma Copa do Mundo, saboreou todas as letras da palavra CAMPEÃ e isso, para os contempladores da realidade humana (como eu), foi um motivo de alegria. Sobre a vitória de Dilma: você mulher não se sente orgulhosa de ter uma representante em tão alto cargo? Que clichê quebrado!! É motivo para comemorar!! (eu juro que não estou sendo irônico!!)

Estamos mudando. O Brasil já melhorou muito e tenho a esperança que vai melhorar ainda mais. Para finalizar, fica uma pergunta para 2011: vamos continuar com os clichês que carregamos desde que nascemos ou vamos tentar mudar nosso conhecimento com relação a TUDO e ter, com isso, um ANO NOVO em todos os sentidos?? Vejo que se INOVAÇÃO é o que realmente se deseja, a sugestão que deixo é começar AGORA, JÁ!! Quem sabe seu Ano Novo, quando envelhecer no próximo mês de dezembro seja, de fato, tido como FELIZ pra você e pra todos que te cercam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário