quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

AFINAL, O QUE É ROCK??

Muitos hoje chegam e falam: "Ah! Eu sou rockeiro!!" E você, rockeiro de verdade, pergunta: "De que banda você gosta?", esperando ouvir, pelo menos GUNS, KISS, IRON... Entretanto, a pessoa te responde: "NxZero, Restart, Fresno, Hevo 84!!! ATOOOROONN" (GAY!! GAY!! GAY!!)

...

Pra ajudar, apresentadores como Emílio Surita, afirmam que o Rock "antigo" está morto e que a "onda" agora é outra, defendendo, possivelmente, a linha defendida pelo seu filho, o "colírio" Eduardo (Dudu) Surita. O legal é a conceituação do jurado Carlos Miranda do programa do SBT "Qual é o Seu Talento": "Hoje tem dois tipos de rock: o feito pra criança e o que serve pra velho achar que o pau ainda sobe!" (hilárioooo!!)

Vejam, eu pretendo aqui não tacar pedra nas bandas que eu citei e, nem tampouco, detonar com a imagem dos colírios, como faz meu grande avatar, Felipe Neto. Até por que, essa tarefa ele já faz muito bem. Estou aqui para expor um conceito de ROCK e ver se há uma troca de informações úteis.

O Rock and roll foi criado como forma de quebrar regras, como um protesto contra as desigualdades intensas dos anos 50 e 60 (a ilustrar, guerras como a do Vietnã e crises econômicas, sem contar o período ditatorial que se constituía nas Américas nos anos 60, principalmente). Pois bem, quem cuidava do amor até alguns anos atrás, antes do surgimento do Emo Core, era a Pop Music. O rock é um gênero enraizadamente subversivo. Como rockeiro, odeio falar sobre amor e ficar falando de "encontrar alguém que me dê amor" ou que "vou te esperar aonde quer que eu vá".

Essa Age of Love, assim como na época dos hippies irritou muito o Sr. John Michael Osbourne, conhecido como Ozzy, com certeza enraivece metaleiros de hoje também. O mundo não é uma bola de esterco. Concordo que há muito o que se comemorar em nosso dia-a-dia. O que acontece é que SÓ SE COMEMORA TUDO!! Veja a Bahia, vejam os micaretas: o que diabos eles festejam tanto? O mundo pode até ter coisas boas, mas puta merda: nem tudo é alegria!! Quem acha isso com certeza TEM PROBLEMINHA!!-rsrsrs!!

Brasil, querido do meu coração: enquanto você canta com a família Restart e com a família Hori sobre os amores adolescentes, os políticos desviam (pra não dizer ROUBAM) seu dinheirinho que poderia melhorar sua educação, sua saúde, sua VIDA, porra!! Não é falar do diabo que melhora isso, mas sim extravazar e gritar (xingar e madizer também serve!!) por consciência coletiva, que um rockeiro de verdade faz.

O Rock olha para a vida de uma maneira realista e quer transformá-la, de maneira radical (vanguardista, eu diria). Quando isso não dá certo, é que surge o byronismo (satanismo e magia negra) nas letras das canções. Contra isso, levamtam-se duas correntes: o Gospel e o Pop Rock falando de amor. O primeiro, de um amor que EU acredito ser verdadeiro (o Amor de Deus) e o segundo, tendo por base Lady Gaga, Jay-Z, Katy Perry, Simple Plan, NxZero, Restart, por exemplo, de um amor humano e passível de falhas, como romances perigosos e situações em que você terá de esperar a sua vez para ser amado.

O que eu deixo para vocês nessa primeira "porrada" é que rockeiros não morrem de amor por nada e nem por ninguém. Se você tá apaixonado, certamente você não é rockeiro. Minha sugestão: vai ouvir sertanejo ou Love Songs (tipo Bee Gees e Air Suply). Se você gosta das bandas de Emo Core qu eeu falei aqui saiba de uma coisa: ISSO NÃO É ROCK!! Não estou falando que é ruim, mas simplesmente NÃO É ROCK!! Não possuem raízes nos princípios do Rock, a não ser uma tentativa frustrada de copiar o estilo!! Ah!! Tô mentindo?? Vá até o Youtube, coloque lá o nome das bandas abaixo e depois compare o som e o número de pessoas que curtem. As de ROCK de verdade garantem presença de palco, técnicas instrumentais, pirotecnia e gente doida... MUITO DOIDA MESMO!!

Sugestões de ROCK VERDADEIRO E MUITO MAIS VIVO DO QUE O BILAU DE CERTOS APRESENTADORES DE TV:

Black Label Society
Black Sabbath
Iron Maiden
Kiss
Metallica
Led Zeppelin
Deep Purple
Pink Floyd
Dire Straits

Eu poderia ficar citando horrores aqui, mas se você conhecer qualquer uma dessas aí de cima você foi INICIADO NO VERDADEIRO ROCK AND ROLL!!

Discorda de tudo aqui?? Debata!! Vamos!! Estou te provocando!!-ahuahuauhahu!!

8 comentários:

  1. Concordo plenamente!
    O Rock surgiu para quebrar protocolos, como a Censura, durante governos tiranos e repressores.
    Muitas músicas cujas letras expressam a indignação e inconformismo dos artistas que as compunham naquela época, servem, hoje, de inspiração para alguns (e poucos) ouvintes, aos quais ainda resta algum senso crítico, e é normal que haja uma discórdia quanto a classificação de “bandinhas coloridas” como “Bandas de Rock”.
    Rock que é Rock critica, xinga, fala a verdade, ainda mais atualmente, em dias em que testemunhamos a corrupção, vivenciamos problemas em nossa sociedade...
    Se querem compor musiquinha romântica, que ouçam primeiro gênios como Bon Jovi, Guns N’ Roses...
    Ou então, se querem ser rockeiros, que ouçam rock de verdade!

    ResponderExcluir
  2. me fez refletir e lembrar de algo que eu disse: enquanto em outros paises estudantes vão as ruas e brigam, aqui no brasil jovens reclamam no twitter e ficam fazendo s2 s2

    ResponderExcluir
  3. QUERO MAIS QUE NXZERO RESTART FRESNO FORFUN VAO TUDO PRA PUTA QUE PARIU!!
    ROOCK AND ROLL ALL NIGHT AND PARTY EVERY DAY!

    ResponderExcluir
  4. Hey além de ter rido muito com a maneira como você colocou a descrição de rock achei ela direta e nem um pouco cansativa,super divertida como pode-se ver no primeiro parágrafo onde vc mensionou sobre o miranda e tudo mais. O texto não poderia ter ficado mais inteligênte! Afinal Foi vc andy quem escreveu.
    adorei de coração.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,em relaçao ao texto:

    MUUUUUITO DA HORA,parabens andré,fez nessas linhas a expressao de todo o significado do rock para nós que gostamos nao so de ouvir a música,mas tambem da importancia desse MOVIMENTO ARTISTICO ( isso mesmo que voces leram),essa REVOLUÇAO NA MUSICA

    e nao podia deixar de xingar é claro,os grupos ( que nem bandas devem ser considerados pq nao merecem) Gaystart,Cisne,Fresxco,Hevo 24 e porcarias etc.

    Isso nem música deve ser considerado,é LIXO e barulho,aonde um monte de jovenzinhos ou looser que nao sabem NEM O QUE É AMOR,vulgarizam essa palavra e so server pra abitolar mais ainda a cabeça de grande parte dessa geraçao

    resultado: teremos um futuro farto de analfabetos funcionais e que so sabem ver o mundo ''colorido'' e ''bonitinho'',sendo que nele há um pais para nos preocuparmos e muitos dos nossos irmaos sofrendo perante a violencia e as injustiças sociais!

    ò.Ó

    ResponderExcluir
  6. Um comentário mais foda que outro!! Vcs são foda, aliás!! COntinuem postando opiniões, bloggers!! Amodoro vcs!!

    ResponderExcluir
  7. Cara, vc tocou num ponto meio foda...
    Porra, todos nós nos apaixonamos, senão não seríamos humanos...
    na boa, eu n deixo de ser rockeiro pq eu me apaixono...
    Eu concordo plenamente com seu ponto, mas muitas bandas MUITO FODAS falam de amor e o sofrimentos...
    sim, eles são mais poéticos;Sim, eles falam de amor verdadeiro, de gente pra gente...
    Mas o ponto eh que se fala de amor e sempre vai se falar...
    pode ser que não seja o "ideal", o que se tornou convenção, mas é o amor...
    Sempre haverá amor.Os Beatles falaram de amor,os Rolling Stones falaram de amor, o Nirvana falou de amor,o RAMONES falou de amor...
    SIM!!!Eu sei que é hipocrisia tratar seu amor adolescente como maior drama do mundo,ou fingir uma dor, mesmo sendo um playboyzinho de merda, cheio de amigos e ilusões...
    Dizer que um rocker n se apaixona eh dizer que um rocker n eh humano.
    aliás, OZZY falou de amor...
    mas eu concordo com seu ponto de vista...
    NÃO À HIPOCRISIA

    ResponderExcluir
  8. Aeeee!! Mais uma mente inteligente aqui!! *_*

    O lance meu brow nao eh o falar de amor em si, mas saber como falar... Se vc escreve algo sobre amor ou se apaixona é mto válido!! Claro q SOMOS SERES HUMANOS!! Acontece que, o que se vê nas "bandinhas" de hj é uma redução a esse tema!! Todas essas bandas q vc citou falaram (E AINDA FALAM) de amor... So q nelas tb vemos críticas sociais e reflexões sobre as faces humanas (ou mesmo pura sacanagem, apologia das drogas e mto sexo!-ahuahuahua!!)

    O amor é (na minha humilde opinião) tão somente uma dentre as inúmeras facetas humanas... E pelo q c v nas linhas melódicas de ALGUMAS bandas nacionais e internacionais contemporâneas parece q o amor É O Q IMPORTA EM TUDO!!

    Entenda: exageros pra ambos os lados (amorosos ou não) são nocivos à nossa existência e é isso q eu quis atacar ferozmente nesse texto.
    Eu escrevo de modo a incomodar e a polemizar mesmo!!

    Lembremos que arte que não quebra nada NÃO É ARTE!! Eis o princípio (eu diria LITERÁRIO) do ROCK e de suas vertentes!! Pra provar isso, veja se vc lembra da banda Nitro ou da Moonspell... Se achar possível, compare-as com o Iron ou com o Black Sabbath... Quem tem o maior público?? Quem quebrou mais os padrões e representou vanguardas no rock?? Quem se eternizou na mente dos rockeiros??

    Para concluir, não qro jogar o q eh melhor ou pior, mas dizer q algo somente se torna um clássico se SIGNI-FICA, isto é, permanece por meio de seu signo (musical, literário, linguistico, etc.) Vide grandes escritores da Literatura q vc entenderá esse meu ponto de vista!!

    Eh sempre bom escrever para mentes pensantes!!

    Abração!!

    PS: num outro texto, mais recente, intitulado AMOR NA VISÃO DE UM METALEIRO eu discuto mais a questão do AMOR!! Leia lá e veja o que vc acha!!

    ResponderExcluir