sábado, 29 de dezembro de 2012

2012: positivamente das negativas

Óbvio que este será o último post ofensivo desse anUs de 2012. Pretendo expor nessas palavras derradeiras minhas considerações finais, sob a forma de um sumário remissivo, fazendo um balanço das coisas boas (garimpadas, diga-se de passagem) e das (predominantemente) ruins!

Certo! Há alguns meses  atrás, escrevia eu sobre minha ressurreição... SIM!! ESTIVE MORTO ATÉ A METADE DESTE ANO!! Explico: quando se trabalha em algo que te mata dia após dia, você contrai depressão, Síndrome do Pânico (nao me refiro ao programa, ok?) e de Burn-out e tudo ao seu redor perde totalmente a graça. Esse ano, entendi perfeitamente o que pessoas depressivas e/ou mentalmente doentes passam. Claro que uma afirmação dessa necessita ser detalhada. Detalhemos, pois!

Para começar, relembremos o que já devo ter dito algumas postagens atrás, sobre eu ter trabalhado, no ano de 2011, na Rede Municipal de Cravinhos. Passei em um CONCURSO e tamanha era a minha euforia, pois ganhara um emprego "eterno"! Qual a minha surpresa que, ao chegar nas atribuições, deparo-me com a seguinte realidade: EU SERIA PROFESSOR DE CRIANÇAS, entendidas aqui como indivíduos de 1ª a 4ª série!! Estudei, logicamente, para lecionar para 5ª a 8ª, colegial, cursinho e, claro, universidade. Nunca me interessei na área pedagógica e lúdica. Mas o pior ainda estava por vir.

Amo a grande maioria de meus ex-alunos e alunas de Cravinhos, bem como TODOS os amigos e amigas que fiz por lá! (cabe esse parênteses: desejo uma morte lenta, dolorosa e com requintes de crueldade, aos carniceiros moralistas de lá, que apoiam o E.C.A.). Entretanto, eram-me dados sessenta minutos de aula, dos quais quarenta eu usava para apartar brigas, gritar, chamar atenção e, por conseguinte, perder a minha voz. Os outros vinte restantes eram de matéria mal compreendida, pois um percentual significativo de TODAS AS SALAS não sabiam ler e escrever. Eu contei que eu lecionava INGLÊS para eles, sendo que MUITOS sequer sabiam o alfabeto?

Comecei a ver que tudo o que estudara até 2010 estava sendo jogado aos porcos. Eu me tornara um bufão, "tio" de escola que deveria ensinar palavra por palavra, EM INGLÊS, a dois tipos de pessoas: a) crianças carentes, mas com vontade de aprender (cerca de 40%); b) "crianças" ou mini-vagabundos, filhos de traficantes, bandidos, enfim, filhos da puta em geral, cujo único propósito na vida é, assim como um vírus letal, parasitar o organismo escolar! O básico das bases básicas não eram compreendidas e fui adoecendo mentalmente, até que, no começo deste ano fatídico, exonerei! Doente, esgotado e totalmente desiludido!

Vale lembrar que, por obra de Deus, peguei meu emprego na Rede Municipal de Ribeirão Preto, fator qual pode ser considerado como "de cura para os meus males". Entretanto, antes disso, morrera. Lecionava aos finais de semana na Bit Company (não tive folga nem em meu aniversário. Essas aulas (que não eram ruins! Sem ironia alguma aqui!) aulas que se acresciam às de Cravinhos e às da Rede de Ribeirão. Cansaço, estafa, junto a mil desilusões profissionais! Morrera! Por seis longos meses!

Para se ter uma ideia do que é estar morto por dentro e ser obrigado a viver pro seu exterior, imagine que seu corpo sue frio sem você ter febre. Depois, o simples fato de você levantar é o maior desafio de todos, mesmo sem esperanças de ter uma noite tranquila. Aliás, não dormi por seis longos meses, até descobrir medicamentos que controlassem meu sono. Deus salve a UNIMED! Graças ao convênio que tinha em Cravinhos, tive (e ainda tenho) a melhor assistência médica que há! Conheci o Ansitec, O Lorax (remédio tarja preta que não tem nada a ver com aquele filme escroto!), o Alprazolam (tarja preta) e o Cloridrato de Sertralina! Remédios "ressucitantes", eu diria!! Sem contar as incontáveis sessões psiquiátricas com meu master, Dr. F.Duque! Mas até chegar nisso, saí de mais da metade dos empregos que estava, sentindo-me totalmente inútil!! Tudo perdera a graça, definitivamente.

Ir ao centro resolver qualquer coisa, acordar cedo (sem dormir na Santa Paz de Deus) e ir trabalhar, sendo que a presença das pessoas me era um Inferno existencial inexorável, realmente me imergiu em perenes trevas. O prazer de tocar com a minha banda ou de sair "tentando" gatosas por aí não me fazia mais sentido e eu me petrifiquei em apatia e dores n'alma. Porém, tal qual o Ultrarromantismo teve de acabar ante às transformações do mundo industrial e racional, eu tive de reagir, pois não quis, definitivamente, morrer este ano (embora, por seis meses, refleti e desejei a morte ansiosamente!).

Festival Tanabata!! Início do meu retorno!! Noites agradabilíssimas com pessoas que eu adoro(ava). Em meses, não sentia tanta alegria em estar num meio social!! Danças, cosplays e muita bobagem e zoeiras me deram princípios ativos de vida! A base de tudo, Deus, família e amigos (em especial os membros da minha banda, o Samuel e o Rafael, todos os meus alunos e ex-alunos!!) foram cruciais para a minha recuperação espiritual. Para a física, os remédios deram conta, embora, nos primeiros meses de Assert, parece que você toma doses homeopáticas de capeta depressivo. Foi um mês difícil que tive de aguentar com esse medicamento!

Em seguida, shows com a banda e vídeos do Rogério Skylab, junto a jogos de vídeo game, entretiam-me furtivamente, até que cheguei onde estou. Detalhe: estava no final de agosto, começo de setembro. Preocupei-me com dinheiro, mas minha família sempre me apoiou quanto a isso e estamos bem. Inclusive, as aulas em Ribeirão estavam, neste momento, fazendo-me um bem incrível, uma vez que eu me encontrava trabalhando com a faixa etária que eu adoro e, claro, com quem eu adoro! Contudo, é o "amor" que, desde sempre, foi motivo das minhas melancolias e do meu ethos de azedumes. Da minha ressurreição pra cá, enfoquei-me em duas coisas: questões sociais / políticas e relacionamentos amorosos. Vamos aos ganhos e perdas desses fatores então!!

À política primeiro, pois vivemos um ano eleitoral. Desde 2004, admiro muito um homem do meio político, cujas atitudes condizem em absolutamente TUDO o que escrevo no Face e no blog. O nome dele é Fernando Chiarelli! Este "novo César" sempre me foi inspiração para vários aspectos sociais: saúde, segurança e, principalmente, educação, já que se trata de um exímio professor! Pois bem. Em 2012, tive o prazer de conhecê-lo e entrar em seu convívio, para a minha total alegria!! Cada  palavra que escrevo a seu favor é mais um dia conquistado, pois, assim como eu, tenho plena certeza de que ele é louco por justiça, por punição severa aos plurais tipos de vagabundos e moralistas, et coetera! Estou realmente satisfeito com esse maravilhoso ganho de 2012! Finalmente tenho alguém, do alto escalão da mídia que, assim como eu, odeia profundamente àqueles que priorizam Copa do Mundo e Jogos Olímpicos (também ocorridos este ano!), ao invés de se enfocarem ao que o povo, deveras, precisa!! Chiarelli neles ad infinitum!

Ok... Vamos à parte menos interessante da minha vida: os relacionamentos amorosos. Tive apenas três, dos quais dois se revelaram serem vadias sem caráter. Realmente, 2012 não foi um ano bom para amar. Fui podado em vários sentidos. Desde a exclusão permanente de pessoas que eu "amava" até a morte do meu estimado avô (sim! Eu e minha família passamos por uma dor terrível em novembro deste ano nefasto!). Promessas sem fundamento, viagens amorosas sem um norte, expectativas mais vazias do que mente de funkeiro. Isso resume o que foi o amor esse ano para mim! Muita falácia, pouca práxis afetiva. Aliás, devo dizer que, algumas até me deram vontade de vomitar, tamanhas eram suas "retardices". Todavia, concluí que amor não tem idade, pois muitas ditas "menores" revelaram ter alma e coração (coisas que muitas "MAIORES" não têm!). As sementinhas que tenho plantado tendem a dar muitos frutos ao meu coração! Oh Deus: dá-me o DOM da paciência!!-rsrsrs!!

Vejam, não foi um ano, de todo, mau. Apenas não quero que certas coisas se repitam em 2013. Desejo, neste Ano Novo, menos fanáticos filhos da puta em minha vida. Isso, obviamente, vale não somente para os corinthianUs que "enciclopetizaram" essa merda de Internet, como para os malditos moralistas e religiosos que são um câncer maligno em nossa sociedade!  Anseio, vertiginosamente, por pessoas e não por "contatos" em minha vida, pois quero e preciso de carinho e sentimentos verdadeiros e não de mensagens em Face, Twitter e celular!! Adoraria, imensamente, que meus alunos de 2013 fossem seres vivos e não cadáveres anencéfalos (embora eu dei aula para seres incríveis em 2012!)!! Por fim, que os amores que eu semeei em 2013 se revelem árvores frondosas dos mais variados sentimentos, proveitosos à minha alma tão chagada, e que os carniceiros ardam, de uma vez por todas nos dentes de Cérbero!! Ademais, vida e luz para todos!! Amém!! 

Que Deus abençoe a cada um de vocês (amigos de verdade! Os de mentira, peguem um trem para o Malebolge e morram lá, ok?)!!

Um comentário:

  1. André, Gostei do seu desabafo que vc acabou fazendo aqui no seu blog, pois é difícil alguém que seria falar dos seus momentos bons e ruins que a vida lhe ofereceu.
    Mas o que eu achei mais interessante é o fato de vc mostrar um pouco da realidade, de como que o professor está sofrendo e isso em muitos momentos, vejo que a sociedade não está nem aí, só acham que as crianças devem ficar na escola e pronto, não se importam com a qualidade e nem se o aluno está interessado em aprender ou não.
    Esse ano para mim, também foi muito difícil, por não estar trabalhando na área que eu sempre quis e com isso eu até me desiludo em relação as pessoas, pois comecei a ver, que para vc conseguir alguma coisa, precisa de uma indicação e isso para mim me deixou bastante revoltada pois vejo que para vc conseguir alguma coisa, precisa puxar saco das pessoas. E não aconteceu só na minha vida profissional, mas também no balé, na onde eu ia todos os sábado, nunca faltada e sempre ela para segundo plano, tinha momentos me que me sentia inutel e principalmente achava que para vc conseguir alguma coisa ali dentro precisa fazer alguma coisa em troca e eu em todos esses anos, aprendi que vc nunca deve puxar saco de ningué, pois se vc quer alguma coisa, precisa correr atrás daquilo que vc deseja.
    Nesse momento que acabei de ler a sua perspectiva para 2013, comecei a pensar o que eu gostaria que as pessoas queriam, e quais são as mudanças que deveriam acontecer, pois pude ver que as pessoas estão nem aí, só pensam em si mesmo e o resto que se dane, e ainda por cima, tem momentos que até esquecem de vc.
    Eu desejo que um dia eu possa ser uma pessoa reconhecia e que as pessoas tenham mais respeito uma com as outras, isso não está acontecendo nos dias atuais, vc corre atrás das pessoas está interessado e elas estão nem aí, e isso me deixa muito chateada e principalmente não acreditando naquilo que eles dizem. Sei que eu preciso acreditar mais nas pessoas, mas como que vou acreditar ouvindo só promessas e nunca cumprirem aquilo que dizem!? Por isso que eu não acredito muito mais nas pessoas, sempre fico com o pé na frente e outra atrás.
    No amor foi a mesma coisa, vejo que ninguém quer nada a sério eu que queria um cara bacana, vejo que as pessoas só querem ficare isso não é legal.
    Queria que as coisas fossem diferente que o mundo não fosse tão competitivo e nem ganancioso como está acontecendo nós dias de hoje, onde as pessoas estão querendo ser mais que os outros, isso para mim é ridículo.
    E espero que esse ano que está vindo possa te trazer muitas alegrias e que vc tenha muitas felicidades.
    Isso foi um desabafo que acabei de escrever espero que vc goste o que eu acabei de escrever!!! bjs de sua amiga Luana

    ResponderExcluir