sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Breve conceito de Fé


FÉ não é somente ADESÃO, mas uma junção de CRENÇA + ADESÃO + AÇÃO. 

Explico: ninguém adere algum projeto sem crer (por vezes CEGAMENTE) que ele funcione. Peguemos os exemplos citados de Maria e Abraão. Para que aderissem aos planos de Deus, primeiramente CRERAM na existência de Deus e na Sua sabedoria e justiça. Além disso, eles O reconheceram como Pai de infinita bondade e misericórdia, a Quem podiam confiar, sem temores, as suas vidas e a de seus familiares.

Pois bem, ao ADERIR os planos de Deus, tanto Abraão quanto Maria AGIRAM de acordo com o Projeto Maior, sem questionar. Acredito que somente CRER e ADERIR não seriam fatores determinantes para montar os quadros da FÉ, se não houvesse a coragem para as efetivas ações. 

Em outras palavras, eu faço parte (por adesão pessoal) da Igreja e creio nos ensinamentos de Cristo, mas se não pô-los em prática no meu dia-a-dia SOU UMA PESSOA SEM FÉ, uma vez que, pelas Sagradas Escrituras, foram homens e mulheres DE FÉ aqueles que se enquadraram nesse conjunto de CRENÇA + ADESÃO + AÇÃO e não simplesmente por fazer parte do Projeto Divino, como meros coadjuvantes. 

Assim sendo, independente da crença religiosa, ter fé em algo ou alguém, depende exclusivamente de uma análise exterior e, por conseguinte, uma relação contratual em aderir ou não, determinado projeto, seja ele de ordem social, religiosa, artística ou filosófica. Lembro, por fim, que a adesão é precedida de uma CRENÇA INTRÍNSECA ou seja, de ordem subjetiva, a qual determina não somente o envolvimento de um indivíduo com o projeto que escolheu, como também suas ações em torno desse projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário